top of page
  • Foto do escritorWalter Westphal

500 Milhas de Indianápolis


Divulgação
Divulgação

Os brasileiros Hélio Castroneves e Pietro Fittipaldi vão disputar à prova das 500 Milhas de Indianápolis neste domingo. No grid 33 pilotos.

Pietro Fittipaldi disputa toda temporada pela Rahal Letterman Lanigan e Hélio Castroneves, agora um dos proprietários da Meyer, disputará apenas a Indy 500. Na pole Scott Mc Laughlin.

A Indy 500 é uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do planeta. É a tríplice coroa ao lado do Gp de Mônaco e às 24 horas de Le Mans.

O evento clássico realizado no Indianápolis motor speedway nos EUA é tido como o The Greatest Spectable in Racing, o maior espetáculo do automobilismo.

O circuito foi construído em 1909, pouco tempo depois, ocorreu à primeira edição das 500 Milhas. A capacidade oficial do circuito não é divulgada mas comporta mais de 350 mil espectadores. O evento geralmente é marcado nas proximidades do Memória Day, um feriado norte americano.


Circuito:

A pista tem 2,5 milhas (4,0 km), é um retângulo com os vértices arredondados com dimensões que permanecem inalteradas desde à sua criação. À corrida tem 200 voltas, corre no sentido anti-horário, 4 curvas de 1/4 ml (400m), 2 retas longas de 5/8 ml (1000m).

Tem o banking (inclinação) de 9° com raio de 0,16 milhas chegando a um total de 2,5 milhas.

Por tradição o grid tem 33 carros alinhados em 11 filas de 3 carros. Os pilotos mais bem sucedidos na corrida são: A.J.Foyt, Al Unser, Rick Mears e Hélio Castroneves. Cada um venceu 4 vezes a Indy 500.

A Indy oficializou a lista de inscritos com 13 americanos, 21 estrangeiros incluindo 6 novatos.

A premiação ao vencedor será de U$ 3,1 milhões cerca de $ 18,5 milhões de reais.


Divulgação

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page