top of page
  • Foto do escritorWalter Westphal

E-Prix São Paulo 2024



Foto: Julio d' Paula
Foto: Julio d' Paula

A cidade de São Paulo recebe neste 16 de março a Fórmula E (E-Prix). No circuito do Anhembi, a corrida da categoria de monopostos elétricos.

É a quinta etapa da temporada. A pista local da marginal Tietê não será percorrida. O circuito terá o Pit Lane na região da concentração do sambódromo. A avenida Olavo Fontoura será aproveitada no trecho ao lado do sambódromo, em substituição a marginal.

No grid 22 pilotos de alta performance que percorrerão o circuito à mais de 240 km/h, on board, do mais leve e mais potente carro elétrico já construído na história.

O Brasil terá a participação dos pilotos: Lucas di Grassi (Equipe ABT Cupra) e Sérgio Sette Câmara (Equipe ERT).

O circuito do Anhembi apresenta retas longas, grandes áreas de frenagem e curvas que requerem baixa velocidade. No total 2,93 km com 11 curvas.

A temporada terá 17 corridas divididas entre 13 etapas.


Características:

São carros ecologicamente corretos (Gen 3, Generation 3 ou terceira geração). As configurações apresentavam baterias padronizadas, produzidas pela Williams e um motor de 150 Kw com potência equivalente a 200 Cv.

A partir da segunda temporada, as equipes foram liberadas para produzir seus próprios propulsores.

Na quinta temporada já apresentaram muita evolução. A potência recebeu um "upgrade" e pulou para 250 Kw (335 Cv).

Na nona temporada a novidade é a volta das baterias produzidas pela Williams, agora preparadas com minerais de origem sustentável. Outra inovação é a presença de um trem de força localizado no eixo dianteiro dos carros. Tem a função de regenerar a energia gerada pelos freios da frente. Os carros ficaram 60 quilos mais leves e hoje atingem velocidades de 322 Km/h.

A Gen 3 representa até agora o projeto mais ambicioso em termos de tecnologia.


Fotos: Julio d' Paula

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page