A temporada 2023 da fórmula E traz uma novidade no calendário neste ano. A categoria desembarca pela primeira vez em solo brasileiro. É o E-Prix São Paulo com a realização do GP Brasil. O circuito será no sambodromo do Anhembi e seus entornos. A etapa está agendada para este final de semana (25/3). No grid 2 brasileiros: Lucas di Grassi e Sérgio Sette Câmara.
Di Grassi foi campeão da FE pela Audi, correu pela Venturi e vai para Mahindra. Sette Câmara trocou a Dragon-Penske pela NIO 333. Na apresentação do evento em São Paulo ano passado os 2 brasileiros participaram de uma cerimônia do E-Prix realizada no Edifício Matarazzo. O circuito terá uma extensão de 2,8 kms com sentido oposto ao realizado pela Indy Car. A largada será no sambodromo, terá um trecho na avenida Olavo Fontoura além de uma chicane passando pelo túnel ao lado do Palácio de Exposições. O grid terá 11 equipes. São elas: Jaguar; Porsche; Andretti; Mahindra; NIO 333; Jaguar Envision; DS Penske; Maserati; Nissan Nissan; Mc Laren e ABT Mahindra M9 Electro. O mundial de carros elétricos deve ter a maior temporada de sua história com 16 etapas. Os Pilotos confirmados são: Mitch Evans; Sam Bird; James Dennis; André Lotterer; Oliver Rowland; Lucas di Grassi; Sérgio Sette Câmara; Dan ti Cktum; Nick Cassidy; S. Buemi; Pascal Wehrlein; Antônio Felix da Costa; Stoffel Vandorne; Jean Eric Vergne; Norman Nato; Sacha Fenestraz; Rene Rast; Robin Frijens e Nico Muller.
Características
Dimensões: 5m x 1.8 m
Peso mínimo: 896 Kg incluindo o piloto
Potência: 200 Kw equivalente à 270 Cv
Modo de corrida: 150 Kw equivalente à 202.5 Cv
Fan Boost: Durante a corrida os pilotos escolhidos por votação popular recebem por 5s um aumento na potencia
Aceleração: 0 à 100 km em 3 segundos
Velocidade: 225 km/h
Unidade de potência: Bateria recarregável
Chassi: Produzido pela Dallara
Câmbio: Borboleta com marchas sequências e 5 velocidades
Freios: Sistema hidráulico
Som: O carro não emite som pois é movido à bateria
Pneus: Generation 3.
A Fórmula E apareceu para o mundo como um conceito novo no automobilismo mundial. Além de ser a primeira categoria na qual os carros são movidos totalmente à eletricidade, o projeto visa desenvolver novas tecnologias para o futuro.
Comentários