A Fórmula 1 muda radicalmente à partir de 2026. Está é a primeira evolução nas próximas temporadas e a tendência é que os carros fiquem mais curtos e estreitos. É a nova evolução da tecnologia.
Os carros serão 30 kgs mais leves, 20 cm mais curtos e 10 cm mais estreitos. As velocidades nas curvas vão diminuir devido ao menor downforce e no geral menor velocidade nas curvas, maior velocidade em reta e frenagem mais forte. O novo sistema Dual State substitui o Drs. Asas dianteiras e traseiras móveis, fim do Drs e impulsos de energia.
A Asa traseira móvel terá 3 elementos no novo regulamento, enquanto a dianteira terá 2 flaps ativos. As duas trabalharão em conjunto para garantir que os carros estejam equilibrados.
Serão duas configurações para a nova aerodinâmica: Modo Z: Um padrão de alto downforce que será usado nas curvas. Modo X: Neste os pilotos poderão mudar para uma configuração de baixo arrasto, ajudando à aumentar a velocidade máxima.
O conceito de "carro ágil" no centro dos regulamentos técnicos de 2026, visa melhorar a capacidade de corrida além de serem mais disputadas.
A unidade de energia redesenhada baseia - se nos motores mais eficientes do mundo com quase 300% mais energia da bateria dividida entre combustão interna e energia elétrica.
Aerodinâmica ativa. Maiores oportunidades de ultrapassagem. Combustível 100% sustentável. E por fim, maior segurança através de estruturas mais fortes.
A Fia encerrou assim o mistério revelando o novo conceito de carro da fórmula 1 à partir de 2026.
Fotos: Motorsport
Comments