Gabriel Bortoleto, campeão da Fórmula 3 em 2023 e líder da Fórmula 2 em 2024, é o novo piloto brasileiro na Fórmula 1 em 2025 pela equipe Sauber.
O país não tem um titular na elite global do esporte a motor desde o fim de 2017 com a aposentadoria de Felipe Massa na categoria. Neste intervalo, Pietro Fittipaldi correu 2 GPs pela equipe Haas. Bortoleto será piloto de uma equipe de fábrica onde, em 2026, a Sauber se transformará em Audi. Em meio à concorrência com o finlandês Valtteri Bottas, a cúpula da futura Audi optou por Bortoleto em um contrato plurianual, abrindo mão dos serviços do veterano. Bottas poderá vir a ser reserva da Mercedes.
A equipe McLaren emitiu um comunicado confirmando a saída de Gabriel Bortoleto do seu programa de desenvolvimento de pilotos ao final da temporada 2024. Assim permite que o brasileiro assuma uma vaga de titular na Sauber na próxima temporada. Desta maneira, a equipe define seus 2 pilotos no grid em 2025. O brasileiro Gabriel Bortoleto e o alemão Nico Hulkenberg. No comunicado oficial, a McLaren destacou a satisfação de ter trabalhado com o brasileiro durante o último ano. O chefe da McLaren, Andrea Stella, já havia sugerido que não impediria Bortoleto de aproveitar uma oportunidade para ser titular na Fórmula 1, dada a impossibilidade de a McLaren oferecer uma vaga imediata, já que a equipe conta com seus pilotos titulares, Lando Norris e Oscar Piastri.
Bortoleto, que atualmente lidera o campeonato de Fórmula 2 com uma vantagem de 4,5 pontos sobre Isack Hadjar, ainda disputa os rounds finais em Qatar e Abu Dhabi.
Divulgação
Comments