O mundial de fórmula 1 retorna às pistas neste domingo com a realização do GP da Hungria na etapa 13. Uma fórmula 1 que traz corrida a corrida, muita emoção, equilíbrio e competitividade.
Na briga pelo título de pilotos estão, Max Verstappen, Lando Norris, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Oscar Piastri, Sérgio Pérez, George Russell, Lewis Hamilton e Fernando Alonso. Na briga pelo título de construtores estão, Red Bull, Mc Laren, Ferrari, Mercedes e Aston Martin.
Hungaroring é um circuito localizado na cidade de Mogyorod, à 19 km da capital da Hungria em Budapeste. Tem capacidade para 70 mil pessoas, licença grau 1 da Fia, 4.381mts e 14 curvas.
Um circuito da primeira corrida de fórmula 1 num país do antigo bloco comunista, Hungaroring foi construído em oito meses a partir de outubro de 1985.
Caracteriza - se por ser um circuito lento, estreito e por ser disputado no verão, apresenta elevadas temperaturas. Tem poucos pontos de ultrapassagem.
O asfalto é bem ondulado e abrasivo. A diferença entre o ponto mais alto e o mais baixo da pista é de 36 metros. A maior inclinação é de 6,2%. No seu ponto mais largo à pista tem 15 metros e nos outros varia entre 10 e 11 metros.
As últimas vitórias neste circuito ficaram assim:
2023 Max Verstappen
2022 Max Verstappen
2021 Esteban Ocon
2020 Lewis Hamilton
2019 Lewis Hamilton
2018 Lewis Hamilton.
O último brasileiro a ganhar em Hungaroring foi Rubens Barichello em 2022 pilotando uma Ferrari.
O circuito exige um carro bem equilibrado e uma estratégia meticulosa. Às equipes geralmente trazem atualizações específicas para esta corrida visando melhorar o desempenho em um traçado muito técnico.
Este ano o fim de semana também incluirá corridas de fórmula 2 e fórmula 3, garantindo uma programação repleta de ação para os entusiastas do automobilismo.
Mundial de Pilotos
Max Verstappen 255 pontos
Lando Norris 171 pontos
Charles Leclerc 150 pontos
Mundial de Construtores
Red Bull 373 pontos
Ferrari 302 pontos
Mc Laren 295 pontos
Divulgação
Kommentare