top of page
  • Foto do escritorWalter Westphal

Max Verstappen Bi campeão mundial de fórmula 1

Atualizado: 2 de fev. de 2023


Foto: Max Verstappen - divulgação

A fórmula 1 voltou às pistas com a décima oitava etapa neste domingo no Japão com o GP de Suzuka. Um circuito localizado na cidade de Suzuka que sediou o GP do Japão de 1987 à 2006 quando foi a Fuji. Retornou a Suzuka em 2009. Seu desenho é formulado em oito onde o piloto passa por um túnel embaixo de uma ponte. Tem 5,8 km e foi palco de 11 títulos de pilotos de fórmula 1, somando agora 12 com o título de Verstappen. Corre no sentido fuso horário, tem capacidade para 150 mil pessoas, licença grau 1 da FIA e seu arquiteto é John Hugenholtz. Tem 18 curvas e a volta mais rápida pertence a Lewis Hamilton em 2019 no tempo de:  1:30:983. O maior vencedor neste circuito é Michael Schumacher (6 vezes) e a maior equipe vencedora é a Mc Laren  (9 vezes). A pole na corrida foi de Max Verstappen. Um GP confuso e reviravolta após a bandeirada final, além das fortes chuvas o que paralisou a corrida em mais de duas horas.


Divulgação

O holandês Max Verstappen sagrou-se Bi campeão mundial de fórmula 1 em 2022 após vencer o GP do Japão. Mas o próprio piloto ficou confuso no final. O título só foi definido após a punição de 5s a Charles Leclerc da Ferrari que cortou por fora da pista ao se defender de Sérgio Perez da Red Bull. Com essa penalização Leclerc caiu do 2° para o 3° lugar no grid. Na margem do cálculo matemático, Max Verstappen pode comemorar mais um título mundial de fórmula 1 na sua carreira. O segundo título do holandês veio justamente no mesmo palco da sua estréia na F1 em 2014 com 17 anos. Agora Verstappen entra para um seleto grupo de pilotos bi campeões na F1.


Divulgação

Ele entra na lista ao lado de:  Alberto Ascari, Juan Manuel Fangio, Jack Brabham, Ayrton Senna, Michael Schumacher, Alain Prost, Fernando Alonso, Sebastian Vettel, Mika Hakkinen e Lewis Hamilton. A disputa no Japão não teve as 53 voltas programadas devido às fortes chuvas. Acreditava-se que a FIA iria adotar a pontuação mínima para o vencedor. Entretanto a regra é válida apenas para casos em que a disputa é suspensa. Como o GP de Suzuka terminou sob bandeirada a FIA optou pelos pontos cheios. Verstappen está agora a 113 pontos a frente de Perez (vice-líder) e restam 112 pontos em disputa para o final da temporada. No sprint final vitoria de Max Verstappen (Red Bull) com Sérgio Perez (Red Bull) em 2° e Charles Leclerc (Ferrari) em 3°. Agora a fórmula 1 segue para os Estados Unidos e desembarca para o próximo GP no dia 23 de outubro.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page