top of page
  • Foto do escritorWalter Westphal

Mil Milhas Brasil

Atualizado: 26 de jan. de 2023



A temporada 2023 do Automobilismo Nacional dá a largada nas "Mil Milhas Brasileiras" neste final de semana. O palco: Autódromo José Carlos Pace em Interlagos SP. A tradicional prova do automobilismo brasileiro foi criada em 1956 por Wilson Fittipaldi e Eloy Gogliano, então presidente do centauro motor clube. Na época o objetivo era demonstrar a qualidade dos produtos automotivos fabricados no país.

Protótipos no grid - divulgação
Protótipos no grid - divulgação

Sempre foi disputada no autódromo de Interlagos saindo apenas duas vezes de São Paulo. Em 1997 Brasília e 1999 Curitiba. A primeira corrida foi vencida em 1956 com Catharino Andreatta e Breno Fornari com uma carretera ford. Neste ano as "Mil Milhas" terão 373 voltas no circuito de 4.309 mts com tempo de duração de aproximadamente 11 horas nos 1.609 kms de Interlagos. Várias equipes já anunciaram planos e estratégias para a disputa. É uma prova de longa duração onde o preparo físico é Imprescindível.

Presença feminina no grid - Luciane Klai Vw Gol - Divulgação

Este colunista que lhes escreve sabe bem das dificuldades numa corrida de Mil Milhas. Walter Westphal participou em 1989 e 1990 no cockpit de um Voyage da equipe Imotec se classificando bem entre os 10 no pelotão da frente ao lado do outro piloto P. Stein. "Largar bem sem se envolver em acidentes no início da prova; Poupar o carro; Combinar bem as estratégias da corrida com equipe e pilotos; Conhecimento do carro e sorte, também ajuda, são fundamentais para terminar as Mil Milhas", afirmou Westphal. Para esse ano o grid se reforça.

Walter Westphal na pilotagem (1989)
Mil Milhas 1990 Equipe Imotec/Westphal e Stein

O Protótipo Sigma estará presente com 2 carros. Um deles o de quinta geração (G5) que dominou a última prova do Império Endurance Brasil. A gaúcha Mc tubarão vai correr com o Protótipo Tubarão Xll com motorização Honda K 20. Também estará presente o Protótipo AJR Chevrolet V8 maior sensação das últimas temporadas. Movimentação também nas categorias para carros de GT e Turismo.


Sigma P1 - divulgação

O Fuspyder construído sob um chassi de Aldee Spyder com formas de um VW fusca e motor AP também estará no grid. A Alpie Racing alinha dois Chevrolet Onix no grid com mecânicas 1.4 e 1.6.


Fuspyder - divulgação

Alpie no grid - Foto: Grupo Alpie

Equipe Alpie no grid das Mil Milhas - Divulgação

Outra atração e um dos carros mais emblemáticos do grid é o Protótipo Fusca da Bonora Racing.


Bonora Racing Team - Foto: Equipe Bonora

Equipado com motor VW 2.0 desenvolve 190 Cv de potência, tem freios Wilwood, câmbio de 5 marchas com engate em "H" e amortecedores JRZ. Foi o vencedor da categoria Pn 1A em 2022. A edição de 2023 das "Mil Milhas Chevrolet Absoluta" terá largada a meia noite do sábado. A etapa noturna evidenciou a preparação da organização nas Mil Milhas. Parte do sistema de iluminação que atenderá a demanda terão mais 50 refletores instalados ao redor do circuito. São várias as categorias. Os competidores estão divididos englobando protótipos, GTs e carros de turismo num grid estimado de 65 carros. Mil Milhas Brasileiras uma das mais lendárias corridas do país.


Clássicos no grid - divulgação

Mil Milhas 1973/Bob Sharp - divulgação

Mil Milhas 1966 - divulgação


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page