Porsche Cup Brasil em Portimão
- Walter Westphal
- 26 de jun.
- 2 min de leitura
A Porsche Cup Brasil entra na pista neste final de semana para a realização de mais uma prova. É a quarta etapa. Desta vez em terras portuguesas na etapa internacional correndo na Sprint.
No total 9 etapas sendo 6 Sprint e 3 Endurance com quatro autódromos diferentes: Interlagos, Velocitta, Portimão e Estoril.
No grid 33 pilotos. A categoria estreou em Interlagos o Boost, um botão que ativa potência extra no carro deixando as corridas mais emocionantes. Confere aos carros entre 20 e 30 cavalos de potência adicional, cujo acionamento fica a critério do piloto. O sistema atua na injeção eletrônica dos carros da geração 992 durante um determinado período de tempo. Na última corrida em Interlagos foram 12 acionamentos durante 25 segundos a partir do treino classificatório. O Boost foi desenvolvido e testado pelo time técnico da Porsche Cup C6 Bank ao longo dos últimos dois anos.
A Porsche Cup C6 Bank festeja neste ano de 2025 seu 20°aniversário. Torna se o maior evento de Gran Turismo da América Latina. A categoria floresceu acumulando números robustos com os carros de competição mais produzidos no planeta. A primeira constante do campeonato é o carro: O icônico Porsche 911 Gt3 Cup. É o mesmo bólido usado na Porsche Mobil 1 Supercup nas preliminares da fórmula 1 na Europa e que no Brasil já teve 6 gerações em ação. Ao longo desses 20 anos de crescimento constante e sustentável, a Porsche Cup C6 Bank construiu números respeitáveis. Foram 501 corridas disputadas nas classes Carrera e Challenge em campeonatos de sprint e endurance que passaram por 13 autódromos diferentes no Brasil, Argentina, Espanha e Portugal. Com 9 títulos Miguel Paludo é o maior vencedor da Carrera enquanto na Challenge com 3 aparecem empatados na estatística Nelson Marcondes e Sadak Leite.
Circuito
O autódromo Inter do Algarve (Portimão) tem 4.684 km. Situa se a cerca de 16 km do centro de Portimão. O projeto incluí uma pista de Kart, uma pista off-road, um parque tecnológico, um hotel 5 estrelas e um complexo desportivo e apartamentos. Também conhecido como AIA ficou conhecido por receber o mundial de fórmula 1 em 2020 onde o britânico Lewis Hamilton bateu o recorde da pista cravando 1:16:652.
Classificação
Carrera
1º Miguel Paludo 132 pts
2º Christian Hahn 108 pts
3º Thiago Vivacqua 98 pts.
Challenge:
1º Caio Chaves 137 pts
2º Gerson Campos 122 pts
3º Leonardo Herrmann 114 pts.
Comments