top of page
  • Foto do escritorWalter Westphal

Toni Breidinger jovem promessa na Nascar


Divulgação
Divulgação

É a primeira mulher de ascendência árabe a pilotar um carro na temporada da Nascar.

A jovem de 23 anos nascida em 14/7/1999 na Califórnia é filha de libaneses e alemães. Sentou pela primeira vez no kart aos 9 anos.

Ela é 19 vezes campeã do United States Auto Club, um recorde para qualquer mulher. Aos 21 anos fez história ao competir no Circuito internacional de Daytona chegando em 18° entre 33 competidores.

O mundo do automobilismo nos EUA mudou bastante nos últimos anos com várias mulheres entre 150 homens (hoje 12 mulheres), concorrendo nas diversas categorias da Nascar.

Quando começou no kart logo seu pai tornou-se chefe de equipe. Em 2017 correu várias corridas de modelo Late no estado da Califórnia como companheira de equipe de Hailie Deegan. Em 2018 após 3 corridas na categoria Arca Breidinger obteve sua melhor classificação ao terminar em 10° no circuito internacional de Madison. Após, venceu 19 corridas organizadas pela Usac.

Em 2019 fez um teste para W series, uma nova série de corridas composta por pilotos do sexo feminino. Neste ano assinou com a Gms racing. Se tornou parte do programa Drivers edge development.

Em 2020 competiu na Carolina pro late modelo series pela Dlp motorsport. Ficou em 4° lugar em pontos. Nas 8 corridas ela colocou 3 Top 5 s e 4 Top 10s.

Em 2021 fez parte do programa de diversidade da Nascar abrindo caminho para outras mulheres. A medida que avança em sua carreira, espera que novas companheiras apareçam ao seu lado.

Na Nascar World Truck Series fez 2 corridas em 1 ano, Kansas e Gateway. Na Arca menards 37 corridas em 4 anos. Na Arca menards series east 4 corridas em 2 anos. Na Arca menards series west 4 corridas em 3 anos.

Toni Breidinger foi a piloto feminina com mais vitórias na história (19) do United States Auto Club.

Em 2022 e 2023 está on board de um Toyota da equipe Venturini motorsports.



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page