top of page
  • Foto do escritorWalter Westphal

Vitória de George Russell e dobradinha da Mercedes em SP


Arte: Paulo Hardt

A cidade de São Paulo recebeu a vigésima primeira etapa do mundial de fórmula 1 com o GP Brasil (GP São Paulo) no autódromo José Carlos Pace em Interlagos. E trouxe uma novidade. Uma nova área no GP denominada Heineken Village. É uma arquibancada natural no gramado que tem proximidade da pista e comporta 5.500 pessoas. O público presente sentiu a velocidade dos carros de F1 passando a poucos metros de distância com visão panorâmica com quase 70% de visibilidade do autódromo. É uma área construída em formato de estrela com 3.300 metros de área num gramado gigante. Interlagos é um circuito com licença grau 1 da FIA com 4.309 mts, 15 curvas e corre no sentido anti-horário. Com força lateral (nível 3) o preparo físico é fundamental para um piloto suportar 71 voltas.


Interlagos - Novo traçado

Antes do GP durante a semana o piloto britânico Lewis Hamilton (fã de Ayrton Senna), ainda recebeu em Brasília o "título de cidadão honorário do Brasil". Muito emocionado disse Adorar o Brasil.


Lewis Hamilton com Capacete em homenagem a Ayrton Senna. Cidadão honorário do Brasil. Foto: Grupo Hamilton

O circuito original de Interlagos (antigo traçado) tem histórias marcantes como a primeira vitória de Emerson Fittipaldi em 1972 além da dobradinha brasileira José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi no ano posterior. No passado o autódromo tinha 7 kms com 26 curvas e uma volta em Interlagos era feita no tempo de:  2:34:16. O recorde pertence a Jean Pierre Jarier com um Shadow Ford em 1975.


Interlagos - Antigo traçado

No planejamento da FIA objetivando mais segurança e permanência do GP no calendário mundial, Interlagos se reestruturou e hoje é considerado um dos circuitos mais seguros do mundo. Com novo layout e um planejamento que contou com a experiência de Ayrton Senna o autódromo foi redesenhado com novas curvas e retas. Hoje com 4.309 mts uma volta em Interlagos começa com a largada na reta dos boxes. Vem a primeira perna da curva com o "S" do Senna. Depois curvas 1 e 2. Segue a reta oposta. Na sequência descida do lago e curva 3. Seguem às tangencias difíceis como as curvas sol, sargento e laranjinha. À sua frente curvas ferradura, pinheirinho e bico de pato. Vem o mergulho, junção, café e subida dos boxes rumo à reta e bandeirada final. Para completar a festa Interlagos recebeu a escultura com o busto de Ayrton Senna, obra produzida pela artista Lalalli Senna, sobrinha do piloto. Uma obra de 3,5 metros de altura pesando 550 quilos e feita de alumínio polido e facetado.


Busto Ayrton Senna - Foto: Regina Calderoni e Walter Westphal

Treinos

Nos treinos de sexta feira uma grata surpresa. O dinamarquês Kevin Magnussen (Equipe Haas) numa estratégia bem planejada antes da chuva entrou na pista e fez a pole para a corrida de classificação sprint no sábado. Sprint é uma inovação da FIA com uma corrida curta valendo a pole para o GP. Nos treinos da sprint a vitória foi do britânico George Russell da Mercedes com pole no domingo. Com um carro nitidamente inferior Magnussen largou em oitavo (8°). Antes da corrida no domingo veio a boa notícia para os brasileiros. O piloto Enzo Fittipaldi (neto de Emerson) assinou um contrato com a equipe Red Bull. Ele é o mais novo membro da academia de pilotos da equipe austríaca e dá um passo importante para chegar a fórmula 1.


Wilson e Emerson Fittipaldi - Foto: Regina Calderoni e Walter Westphal

Bernie Ecclestone e Emerson Fittipaldi - Foto: Grupo Emerson

Corrida



Largada do GP - Foto: Júlio d 'Paula

No planejamento de 71 voltas, gama de pneus C2 C3 C4, temperatura da pista em 50 graus e ambiente em 24 graus, foi uma largada limpa.  Na linha de 3, Russell / Hamilton / Verstappen. Na entrada do mergulho Daniel Ricciardo e Kevin Magnussen se tocaram e o safety car foi acionado. Na relargada equilíbrio com Russell / Hamilton / Verstappen. Na descida do "S" do Senna Verstappen e Hamilton se tocaram lateralmente e Verstappen teve o bico danificado entrando para o box e trocando o mesmo. Os comissários de pista analisaram e puniram o holandês em 5 s. O mesmo aconteceu com Lando Norris no toque com Charles Leclerc. Com a pista emborrachada e os pneus devidamente aquecidos começaram a aparecer os tempos. Russell cravou: 1:16:122  /  Perez: 1:16:083  /  Sainz:  1:15:917  /  Leclerc:   1:15:307. Na primeira janela do pit stop pela sequência dos líderes: Sainz, Perez, Russell, Verstappen e Hamilton. Na volta à pista Hamilton em 3° cravou: 1:15:047.  Verstappen na troca dos pneus cumpriu os 5 s de punição voltando em 15°. George Russell assumiu a liderança com Sérgio Perez em 2°. Carlos Sainz (Ferrari) cravava o melhor tempo em: 1:14:754. Andando num ritmo forte Hamilton na caça a Perez tirando meio segundo por volta, ultrapassou o mexicano na volta 42 levantando a torcida nas arquibancadas assumindo o 2° lugar. Russell a frente 10 s. Na segunda janela do pit stop: Sainz, Perez, Hamilton, Verstappen e Russell. Na volta 50 Russell voando cravou: 1:13:996. No sprint final um pega eletrizante entre Perez / Sainz / Leclerc / Alonso. Nitidamente Perez vinha perdendo rendimento no carro e foi ultrapassado pelas Ferraris e Alpine.


Dobradinha da Mercedes - Foto: Júlio d ' Paula

Novamente Russell cravou a melhor volta da corrida com ponto de bonificação em  1:13:785. No final vitória merecida do britânico George Russell (Mercedes) a primeira da carreira com Lewis Hamilton (Mercedes) em 2° e Carlos Sainz (Ferrari) em 3°.


Ferrari (pódio em 3°) - Foto: Júlio d 'Paula

O campeão da temporada Max Verstappen (Red Bull) chegou em 6°.  Na luta pelo vice campeonato Charles Leclerc (Ferrari) chegou em 4° e Sérgio Perez (Red Bull) em 7°. Na soma dos pontos Leclerc e Perez vão para a última corrida da temporada empatados com 290 pontos na briga pelo vice campeonato. O próximo GP acontece neste final de semana em Abu Dhabi fechando a temporada 2022.


Troféu do GP - Foto: Regina Calderoni e Walter Westphal


1 visualização0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page