top of page
  • Foto do escritorWalter Westphal

Wellington Cirino Campeão da Copa Truck


Copa Truck - divulgação

A Copa Truck voltou às pistas com os pesos pesados do automobilismo nacional em Goiânia no autódromo Internacional Ayrton Senna. Voltou na etapa final definindo o campeão da temporada 2022. Um circuito que corre no sentido fuso horário, tem 3 kms e 13 curvas. Recebe o nome Ayrton Senna em homenagem ao tri campeão mundial de Fórmula 1. Foi inaugurado em 1974. É considerado um traçado de extrema segurança, de média para alta velocidade com capacidade para 100 mil pessoas. Numa diferença de 11 pontos cinco pilotos brigaram pelo campeonato. Wellington Cirino, Beto Monteiro, Roberval Andrade, Felipe Giaffone e Paulo Salustiano. Com temperatura da pista bem elevada, muito calor na corrida 1 a pole foi de Roberval Andrade. Na largada limpa numa linha de 3, Andrade, Salustiano e Toti na linha interna numa disputa acirrada. Nitidamente disputando o campeonato via se os pilotos guiando no limite trazendo os caminhões de lado nas curvas. Foi uma prova de resistência para pilotos, equipes e máquinas. Foram emitidos 3 alertas de emissão de poluentes na corrida e Wellington Cirino recebeu uma punição sendo chamado ao box para cumprir o drive thru. Na metade da corrida o safety truck foi acionado na rodada de vários pilotos devido ao óleo na pista. A equipe de limpeza entrou em ação usando um absorvente orgânico feito da casca de palmito na absorção do óleo. Na relargada faltando 12 voltas para o final um belo pega entre, Andrade, Salustiano e Monteiro. Devido ao forte calor os pilotos optaram por tentar ultrapassagens rápidas não andando muito tempo no vácuo devido ao superaquecimento. No sprint final de ponta à ponta vitória de Roberval Andrade com Beto Monteiro em 2° e Paulo Salustiano em 3°. Na classe super truck vitória de Evandro Camargo. Na corrida 2 pole de Evandro Camargo.


Cirino campeão - divulgação

Nesta que foi uma das temporadas mais equilibradas dos últimos anos, foi também a última corrida de susto em Goiânia. Uma largada limpa mas na segunda volta na perna da curva vários pilotos rodaram.


Temporada equilibrada - divulgação

Nesta que foi uma das temporadas mais equilibradas dos últimos anos, foi também a última corrida de susto em Goiânia. Uma largada limpa mas na segunda volta na perna da curva vários pilotos rodaram.


Acidente de Fogaça - Fonte: @bandfmsorocaba

No meio da confusão numa cena assustadora Djalma Fogaça encheu a traseira de Beto Monteiro que antes se envolveu na rodada com Roberval Andrade e outros pilotos que rodaram. No impacto o caminhão de Fogaça alçou vôo, capotando e caindo de ponta cabeça. Felizmente devido a célula de segurança destes caminhões, o piloto saiu ileso da cabine sendo socorrido rapidamente e segundo últimas informações sofreu uma fratura na clavícula. A bandeira vermelha foi acionada e a corrida ficou paralisada por 30 minutos. Na batida Roberval Andrade ficou fora da corrida e na disputa pelo título. Outro concorrente pelo título Beto Monteiro ficou sob investigação durante a parada da corrida. Na volta a péssima notícia para o piloto e equipe. Os comissários esportivos decidiram pela desclassificação de Beto Monteiro na corrida 2 devido ao acidente. Na briga pelo titulo restaram 3 pilotos: Felipe Giaffone, Wellington Cirino e Paulo Salustiano. Na segunda largada mudando todo roteiro da corrida uma briga interessante entre: Jardim / Giaffone / Camargo e Marques. Lá atrás outros 2 concorrentes ao titulo: Wellington Cirino e Paulo Salustiano. Mas foi Cirino que começou a escalar as posições tirando quase 1 minuto por volta ultrapassando seus adversários. Precisava chegar entre os 6 e torcer para que Giaffone não vencesse a corrida. No sprint final André Marquês ultrapassou Arnaldo Jardim fechando a corrida atrás do safety truck que foi acionado devido a outras rodadas na pista. Finalizando a corrida André Marquês chegou em 1° com Arnaldo Jardim em 2° e Felipe Giaffone em 3°. Wellington Cirino chegou em 5° se consagrando campeão da temporada 2022 com o Mercedes da equipe ASG Motorsport. Na classe Super truck o campeão foi Danilo Alamini.

Parabéns aos campeões da temporada 2022.


Divulgação

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page