top of page
  • Foto do escritorWalter Westphal

Verstappen fecha temporada com vitória em Abu Dhabi


Foto: Honda - divulgação

A Fórmula 1 voltou às pistas para a vigésima segunda e última etapa da temporada em Abu Dhabi. No circuito Yas Marina, um autódromo localizado na ilha de Yas a cerca de 30 minutos da capital dos Emirados Árabes Unidos. É conhecido por ser um dos melhores do mundo com infra estruturas modernas. Corre no sentido fuso horário com capacidade para 60 mil pessoas, licença grau 1 da FIA e 21 curvas. A pista foi desenhada pelo arquiteto alemão Hermann Tilke. É um circuito técnico com um 1° setor médio rápido, um 2° setor rápido e um 3° setor lento. O pit lane é diferente de outras pistas pois sua saída passa por baixo da reta. Possui grandes áreas de escape. O circuito ainda passa por baixo de um dos hotéis mais luxuosos do mundo, "Hotel Yas Viceroy". No grid a pole foi de Max Verstappen. Antes do gp a equipe Haas ainda anunciou sua dupla de pilotos para a próxima temporada. Serão Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg. Na corrida foi uma largada limpa na linha de 4 com Verstappen/Perez/Leclerc/Hamilton. Com a programação de 58 voltas na terceira Verstappen já cravava a melhor volta: 1:30:541.


Sebastian Vettel anunciou aposentadoria - divulgação

O alemão Sebastian Vettel, última corrida da carreira (anunciou aposentadoria) fez uma corrida de campeão não se envolvendo em acidentes, atacando seus adversários, fazendo ultrapassagens e proporcionando um belo pega entre Ocon e Alonso fechando a corrida em 8°. Na volta 11 o líder Verstappen abria 9s em relação a Perez. Na janela do pit stop, Sainz/Perez/Hamilton/ Verstappen/Leclerc.


Leclerc - vice campeão - divulgação

O britânico George Russell da Mercedes cravava a melhor volta em 1:29:864. Na volta a pista depois da troca de pneus e na briga pelo vice campeonato Perez em 6° e Leclerc em 2°. Verstappen líder. Na volta 24 Leclerc cravava a melhor volta em 1:29:744. Lá atrás Sérgio Perez veio se recuperando passando seus concorrentes e estava a 6s de Leclerc. No abandono de Hamilton e no sprint final Leclerc e Perez estavam à 1.9s. Com uma ferrari bem acertada para o circuito de Abu Dhabi, Leclerc não deu chance para Perez.


Verstappen - 15 vitórias no ano - divulgação

No final vitória de Max Verstappen da Red Bull (15 vitórias no ano e a 35° na carreira) com Charles Leclerc da Ferrari em 2° e Sérgio Perez da Red Bull em 3°. No mundial de pilotos Max Verstappen fechou a temporada campeão com 454 pontos, Charles Leclerc vice campeão com 308 pontos e Sérgio Perez com 305 pontos. No mundial de construtores Red Bull campeã 759 pontos, Ferrari vice campeã 554 pontos e Mercedes 515 pontos.


Red Bull - Campeã nos construtores - divulgação

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page